Arquivo Pessoal

A Pulga e os haters

Pulga é minha cadela. Uma coisinha querida meio pinscher, meio vira-lata com 12 anos aproximadamente (foi adotada há dois, então não sabemos exatamente que idade tem). Atualmente, o lado vira-lata late mais alto, pois ela é tranquila e quase não emite sons. A não ser quando descemos para dar nossa voltinha diária. Aí ela late para tudo que é cachorro e gato na rua.

Em frente ao prédio, tem uma casa com um cão. Sempre latem um para o outro, o cão e a Pulga. Até que certo dia o portão dessa casa estava aberto. Prudentemente, parei um pouco antes e esperei os donos saírem e fecharem o portão. Seria uma luta sangrenta, pensei eu, caso os dois animais se encontrassem sem a barreira de ferro que sempre os continha.

Mas, para minha surpresa, o cão e a Pulga se olharam e ficaram estáticos. Não se moveram nem por um segundo. Até que o portão se fechou por completo. Nesse momento, o cão correu para latir para a Pulga. E a Pulga correu para latir para o cão.

Aí vi representados 90% dos internautas, que usam seus facebooks e comments para expressarem um sentimento que deixou, há muito tempo, de ser apenas ódio. Odiar não basta, tem que odiar muito, matar, esquartejar e pendurar os pedaços nas principais avenidas do mundo. Porque estão atrás de uma tela.

Tenho muita vontade de escolher um post aleatório na internet (pode ser sobre casamento gay ou cor de vestido, o resultado será o mesmo), combinar um encontro das pessoas que escreveram comentários e anotar as diferenças nos discursos virtual e real. Seriam muitas as diferenças – e poucas as presenças, diga-se de passagem. Eu garanto.

Liberdade de expressão virou sinônimo de agressão. Nos tornamos seres humanos necessitados de demonstrar nossa raiva. Quanto mais raiva, mais corajosos somos. Pelo menos, enquanto o portão está fechado.

 

Página principal
Anúncios

Um comentário

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s