Móveis planejados e pia de granito

Se tem uma coisa que as pessoas inteligentes fazem bem é olhar a adversidade nos olhos e dizer: ok, o que tu queres que eu aprenda com isso? E aí, elas não só evitam novos erros, como ficam livres da revolta e da vontade de esganar alguém.

Foi o que fiz quando me separei, há quase um ano. Passada a fase em que queria ser uma planta para não precisar pensar, busquei o que aqueles doze anos de união tinham a me ensinar.

A primeira coisa foi óbvia: nunca mais vou me deixar de lado! Cuidar do outro e não cuidar de mim. Principalmente porque, depois, fica aquele sentimento de ter feito papel de trouxa. Chega de muitos de mimos, azar dos que virão a partir de agora. Que reclamem com meu ex.

Depois, aprendi que precisamos listar mentalmente todas as perdas possíveis: familiares, amigos, dignidade, casamento e a própria vida. Qual delas seria mais trágica? Naquele momento, perder o casamento me causaria menos dor do que qualquer outra. Assim, gentilmente, agradeci ao universo.

Mas é claro que nem todos os ensinamentos vêm de uma só vez. Por exemplo, precisei de alguns meses para ter certeza de que móveis planejados e pia de granito não trazem felicidade. O apartamento que aluguei me fez escolher entre o fogão e o tanque. As janelas são amarelas clarinhas, as aberturas, cor de madeira. A pia da cozinha era feia. Ainda assim, não troco por nada a casinha que montei. Sinto que ela me abraça toda vez que chego.

Dia após dia, aprendo coisas novas com os entraves que aparecem. Nem sempre foi assim. Já fui bem menos inteligente, cometendo mil vezes o mesmo erro apenas por não perguntar à adversidade “o que tu queres que eu aprenda com isso?”. Minha opinião? Sentimos a dor da resposta por pouco tempo, mas podemos estacionar na ignorância uma vida toda. Definitivamente, não é uma troca muito esperta. Pense nisso no seu próximo tropeço.

PS: Eu escolhi o tanque.

 

Página principal
Anúncios

Deixe seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s